- Back to Home »
- Estádios para a Copa das Confederações estão 30% mais caros que o previsto
Posted by : Guilherme M. Gonçalves
segunda-feira, 15 de abril de 2013
Na Matriz de Responsabilidades da Copa em 2010, a previsão era de que os 12 estádios construídos ou reformados para 2014 custariam, ao todo, aproximadamente R$ 5,4 bilhões. Essa estimativa se mostrou incorreta: os custos estão 30% mais caros - chegando a R$ 7,1 bilhões, segundo estimativas de abril, passadas pelas próprias cidades-sedes.
Outro fator que mudou bastante em relação às projeções de janeiro de 2010 foi o prazo de entrega das obras. Na assinatura da Matriz, todos os estádios deveriam ser entregues até dezembro de 2012. Cronograma que só foi cumprido nas reformas de dois equipamentos: o Castelão, em Fortaleza, e o Mineirão, em Belo Horizonte, inaugurados no fim do ano passado. O terceiro estádio pronto é a Fonte Nova, em Salvador, utilizada no último domingo com o clássico entre Vitória e Bahia.
A principal preocupação está com os três estádios da Copa das Confederações que só deverão ser concluídos até o fim deste mês: Arena Pernambuco, no Recife, Mané Garrincha, em Brasília, e Maracanã, no Rio de Janeiro. Apesar dos atrasos, o secretário garantiu que não haverá problemas para a realização do evento, que começa no dia 15 de junho com Brasil x Japão na capital federal.
Os estádios são cada vez mais caros, entregues mais tarde e com capacidade para menos gente. Assim complica.
ResponderExcluirSaem do orçamento inicial para no final das contas atrasar a finalização dos estádios. No Maracanã tem equipe trabalhando de madrugada. Torcer para que nessa correria de entregar eles não deixem passar alguma coisa por despercebido.
ResponderExcluir