Archive for junho 2013
Taiti, uma "atração" diferente na Copa das Confederações
A seleção Taitiana faz sua preparação
para a Copa das Confederações em Santiago, no Chile. O time, que é formado por
apenas um jogador profissional (os outros são amadores), chega desacreditado
para a competição. Na terça (4), a equipe levou uma goleada de 7x0 para a
seleção chilena sub-20. Antes, já havia perdido por 4x0 do Sidney F.C, time da
Austrália.
Mas para alguns a esperança é a última que morre e apesar de todas as goleadas sofridas nos últimos jogos o que fica na memória de alguns brasileiros é a final da Copa das Nações da Oceania, onde o Taiti venceu por 1x0 a Nova Caledônia e garantiu a classificação para a Copa das Confederações.
Rodrigo Leite é um desses brasileiros. O estudante carioca de 22
anos teve a ideia em fevereiro desse ano de criar um vídeo motivacional para a
seleção Taitiana e colocou isso em pauta no Facebook e no Orkut. Rodrigou até
criou um nome para a campanha: Missão Taiti 2013. Os dias passavam e Rodrigo
coletava vídeos de outros entusiastas da seleção estreante em competições
oficiais da FIFA fora da Oceania. Dois meses depois, em abril, o vídeo foi
divulgado e rapidamente chegou aos jogadores e comissão técnica do Taiti. O
técnico Freddy Etaeta compartilhou o vídeo na internet e também a Federação
Taitiana de Futebol. Rodrigo passou a dar entrevistas e até a
conversar com alguns jogadores por Facebook.
O estudante carioca, claro, não
poderia deixar de ir à um jogo do Taiti e garantiu ingresso logo para a partida
contra a Espanha, líder do ranking da FIFA (o Taiti é só o 135º). Rodrigo
também pretente encontrar a delegação e fazer uma surpresa: entregar as
figurinhas dos jogadores Taitianos para eles que, segundo Rodrigo, ficaram
encantados e emocionados por se verem no álbum da Copa das Confederações.
Apesar de todas as dificuldades que a seleção taitiana vai passar para até
empatar algum jogo, Rodrigo garante: “Eu acredito que o Taiti pode ser
campeão”. Confira o vídeo do Rodrigo abaixo.
A Itália chegou!
Ontem, os jogadores treinaram no campo anexo ao estádio do Engenhão. Mario Balotelli, principal estrela da equipe, entrou no campo por último, mas também foi o último a deixá-lo, pois treinou finalizações. O ganês naturalizado italiano fez feio no treino de chutes a gol, mas continua sendo a maior esperança da Itália na competição.
Além de Balotelli o grupo conta com jogadores experientes como o goleiro Buffon, o meia Pirlo e o atacante El-Sharawy, conhecido como Faraó.
A seleção italiana enfrenta o Brasil no dia 22/06 em Salvador.
Posted by Guilherme M. Gonçalves
Meu dia no novo Maracanã
Meu domingo, dia 02/06 começou na terça-feira anterior, dia de comprar os ingrssos para o jogo entre Brasil x Inglaterra. Com muita facilidade e em poucos minutos já estava com meu ingresso comprado. Agora, eu tinha que esperar até segunda-feira para poder buscá-los na bilheteria do Flamengo. Mais alguns dias de ansiedade, ainda contidas. Quando segunda-feira chegou e eu já estava com o ingresso em mãos essa contenção da ansiedade passou a não existir mais.
De lá para cá eu fui contando os dias, até que o domingo chegou. Às 9h eu já estava de pé, mesmo tendo dormido quase 3 da manhã, não conseguia nem fechar mais o olho para descansar, resolvi levantar mesmo e partir para o café da manhã, no Jardim Botânico. Em seguida, almocei e quando deu 13h30 já sai de casa em direção ao metrô que, por ser um dos poucos meios de transportes públicos para o jogo, imaginei que estivesse cheio, porém não estava.
A saída foi bastante tranquila apesar de na foto acima as escadas estarem tomadas. Os torcedores brasileiros parecem que aos poucos estão aprendendo a lidar com todas as barreiras e imposições para implantarmos um padrão Europa nas novas arenas brasileiras. Nesse momento, por volta de 14h30, faltavam poucos passos para enxergar o gigante, que eu já não via tão de perto fazia quase três anos, desde que foi fechado para reforma.
Que saudades! O impacto ao ver o Maracanã é sempre o mesmo. Ainda considero a minha relação com o estádio mais íntima do que muitos por ser torcedor do Flamengo. Quem é Flamengo, corretamente ou não, considera o "Maraca" uma segunda casa. Lindo, protegido, por todas as ruas ao seu entorno estarem fechadas. E se o jogo poderia ser suspenso por conta de falta de segurança eu não vi nada. Agora compartilho com vocês a minha vista.
Para entrar levei pelo menos dez minutos, pois o procedimento mudou e agora está bem mais seguro. Lá dentro a emoção foi indescritível, o riso era fácil. Passou um filme na minha cabeça desde a primeira vez que fui ao estádio, com uns 8 anos em 1999 daquele Flamengo x Grêmio para cá 14 anos se passaram e as histórias do antigo Maracanã com certeza sobrevive na minha memória, que já tem um cantinho separado para as histórias do novo Maracanã.